domingo, 2 de agosto de 2009

Nunca ouvi uma pregação sobre depressão que prestasse. Nunca. Já não tenho mais paciência pra ouvir digressões infidáveis sobre o profeta Elias ou outro personagem bíblico. Se bem que só ouço sobre Elias. Nunca ouvi nenhum pastor tratar a depressão como ela o é de fato: uma doença; de causas objetivas, subjetivas ou orgânicas - mas uma doença. Sempre saio de uma dessas pregações com a impressão de que se trata apenas de um profundo desânimo frente a alguma adversidade.

Uma vez, uma única vez eu gostaria de estar numa igreja em que o pastor que fosse pregar sobre depressão realmente soubesse do que fala. Melhor ainda, eu queria ouvir um pastor depressivo. Um pastor que já tenha perdido a conta de quantas vezes adormeceu e lágrimas ao pedir a cura divina. Um pastor que tenha passado pela fluoxetina, venlafaxina, mirtazapina, aripriprazol, paroxetina - mas sem sucesso algum. Um pastor que busque a Deus na Palavra, na oração e que mesmo assim sinta um angústia tão profunda que só lhe reste desejar a morte.

Quero ouvir um pastor humano.

10 comentários:

Isso é pra você. disse...

Renner,

achei vc no solomom e descobri que temos algumas coisas em comum, como visitar o solomom frequentemente e gostar e participar do Alfa e Ômega. Vi um comentario seu em um post e fui ver se era o cara engraçado que falou no Lideração e não é que era? ;)

Pois bem, só vim aqui dizer que eu já vi e ouvi um pastor falar isso que vc queria ouvir: depressão é uma doença. Foi o pastor de jovens da minha igreja contanto o que ele passou e passa com a esposa dele que sofre desse mal. Depois que li o seu post me senti abençoada por poder escutar um pastor humano.

Que Deus abençoe vc e sua esposa.

Renner disse...

O bom de ter um nome bem "comum" é que raramente alguém conhece um xará seu. Queria tanto conhecer um pastor como o seu. Me dá o contato dele? Se é que vc vai voltar aqui pra ler isso e deixar seu perfil do blogger compartilhado com todo mundo. Eu tenho uma leve suposição de quem seja você. Estou averiguando, hehehe.

Obrigado por ter passado por aqui e que a Palavra não fique olvidada pra você.

Ruben Marcelino disse...

Caríssimo Renner,

Parceiro na apreciação quadrinística da literatura teológica de Yancey, Nouwen e outros e na apreciação teológica da literatura quadrinística dos X-Men, Batman e outros!

Bom revê-lo em seu blog!

Um anseio bom e solidário esse seu, já que a esperança parece ser filha do casamento entre o problema não resolvido e a solidariedade.

Lembro de o Israel ter feito uma pregação muito boa uma vez sobre a depressão, tratando-a justamente como doença que precisa ser "tratada" por profissionais de saúde.

Infelizmente, os púlpitos evangélicos vêm se transformando em caminhões de lixo. E muitos ouvintes não se dão conta de estarem transformando-se em aterro sanitário...

Um grande abraço, amigo!

Visite http://asmuitasletras.blogspot.com

Claudia Nunes disse...

Renner,

É justamente para encontrar subsídios para um monólogo a ser encenado na minha igreja que encontrei o seu site. Também concordo contigo acerca da depressão. No meu entendimento, a depressão não pode ser vista isolada, isto é, nem é apenas orgânica, nem é apenas espiritual, mas um conjunto de ambas, pois um lado enfraquece o outro e vice-versa. EU (em maiúsculas mesmo) acredito que um tratamento para ter sucesso deveria ter uma boa dosagem de medicamento para o corpo e para a alma. Mas, estou no começo do meu estudo e o seu blog foi o primeiro que abri. Agradeço a Deus por me direcionar a este blog e espero que você já tenha encontrado o pastor humano de que procura. Tem uma pregação do Malafaia que vai por esse caminho aí... Vou ouvír o mp3 dela daqui a pouco. No mais, tudo na santa Paz. Fikundeus.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
georgina disse...

Amado,um pastor nesse modelo que você
quer que pregue,só se o ministério dele estiver falido,se perdeu um ente querido,isto é pelo processo de separação e de perdas(financeiras,familiar e espiritual que é também ministerial.Para se pregar sobre a depressão é necessário ter conhecimento profundo sobre o tema,tanto espiritual como pscológico e biológico,ter estudado um pouco sobre Freud, vou mais além ter também passado pela depressão como eu já passei,estou elaborando essa menságem,epois se você quizer eu passo para você.paz

georgina disse...

Blogger georgina disse...

Amado,um pastor nesse modelo que você
quer que pregue,só se o ministério dele estiver falido,se perdeu um ente querido,isto é pelo processo de separação e de perdas(financeiras,familiar e espiritual que é também ministerial.Para se pregar sobre a depressão é necessário ter conhecimento profundo sobre o tema,tanto espiritual como pscológico e biológico,ter estudado um pouco sobre Freud, vou mais além ter também passado pela depressão como eu já passei,estou elaborando essa menságem,depois se você quizer eu passo para você.paz

20 de agosto de 2011 15:08

georgina disse...

Blogger georgina disse...

Amado,um pastor nesse modelo que você
quer que pregue,só se o ministério dele estiver falido,se perdeu um ente querido,isto é pelo processo de separação e de perdas(financeiras,familiar e espiritual que é também ministerial.Para se pregar sobre a depressão é necessário ter conhecimento profundo sobre o tema,tanto espiritual como pscológico e biológico,ter estudado um pouco sobre Freud, vou mais além ter também passado pela depressão como eu já passei,estou elaborando essa menságem,depois se você quizer eu passo para você.paz

20 de agosto de 2011 15:08

georgina disse...

Blogger georgina disse...

Amado,um pastor nesse modelo que você
quer que pregue,só se o ministério dele estiver falido,se perdeu um ente querido,isto é pelo processo de separação e de perdas(financeiras,familiar e espiritual que é também ministerial.Para se pregar sobre a depressão é necessário ter conhecimento profundo sobre o tema,tanto espiritual como pscológico e biológico,ter estudado um pouco sobre Freud, vou mais além ter também passado pela depressão como eu já passei,estou elaborando essa menságem,depois se você quizer eu passo para você.paz

20 de agosto de 2011 15:08

georgina disse...

Blogger georgina disse...

Amado,um pastor nesse modelo que você
quer que pregue,só se o ministério dele estiver falido,se perdeu um ente querido,isto é pelo processo de separação e de perdas(financeiras,familiar e espiritual que é também ministerial.Para se pregar sobre a depressão é necessário ter conhecimento profundo sobre o tema,tanto espiritual como pscológico e biológico,ter estudado um pouco sobre Freud, vou mais além ter também passado pela depressão como eu já passei,estou elaborando essa menságem,depois se você quizer eu passo para você.paz

20 de agosto de 2011 15:08