terça-feira, 6 de março de 2007

Fundo pro fundo profundo

Se alguém tentou ler esse texto no fundo do meu blog deve tê-lo achado um tanto estranho. Não é por causa das lacunas não. Ele é estranho mesmo e na íntegra:


Fazer-se esquecida a voz. A palavra olvida. Somos todos feitos de puro
esquecimento. Nossa lembrança é a luta contra a falta de espaço, contra o vazio.
O que é importante salta à superfície, o que é escuro submerge. Vez por outra, a
tensão é invertida: o que é importante adormece à sombra do escuro iluminado.

Nosso suplício é limpar o rosto com as mãos manchadas; e não há espelho algum.
Há somente o olho alheio. Dizemos que o tempo apaga, mas o tempo é a borracha
velha que nada esconde, só espalha a mancha sobre a folha. Se a palavra fosse ao
vento, era a poeira. Ora em tempestade ora invisível, mas alí. Somos todos
feitos de esquecimento. Feitos da palavra que não volta. Feitos da palavra que
fica, escrita, ouvida, ou vida ou morte.

Somos todos feitos de caminhos. Esquecemos sempre para onde vamos, mas a
trajetória é mais forte que o esquecimento. Continuo caminhando. Eu sei para
onde vou, mas às vezes me esqueço. Mas Ele sempre me lembra. Palavra Olvida.
Palavra Esquecida, relembrada em sussuros. Sua voz é como a brisa: nem sempre
se ouve.

Mas está sempre aqui.



A melancolia ainda ronda. Eu quero o sopro de Deus.

4 comentários:

Dri D disse...

Quanto ao sopro de Deus não posso fazer muita coisa a não ser me compadecer... Mas se a melancolia traz um texto tão intenso a tona, penso que ele é necessária. Pra vc faz tanto sentido as palavras de Clarice Lispector: "Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra". Parece tão fácil pescar pra você, pois você faz delas suas escravas... Incrível amigo! De uma coisa eu já sabia quando vc criou seu blog: seria o meu preferido. Parece cedo pra chegar a essa conclusão, mas eu já sabia mto antes de ler. So mais uma coisa, não se iluda com as imagens (só porque esta apaixonado por uma design), vc é mto melhor nas letras...

Rômulo Boechat disse...

GRANDE Renner!
Acabei de descobrir a sua "Palavra Olvida". Mais tarde vou passar aqui com mais calma...
Muito legal!
Vou colocar o seu link lá no blog!
Abração!
PAZ!

Gil disse...

Renner, seu blog é invejável, das letras às imagens... Já eu, pra desculpar minha simplicidade, chamo o meu logo de "Casa no Campo"
Estou adorando ler seus textos (apesar da melancolia), pena que por alguma razão razão que desconheço, o texto sempre aparece cortado na minha tela, como se ele passasse do fundo preto... Continue. Vou continuar lendo. Abraços!

Osmar Filho disse...

Não sei por que as pessoas resolveram inventar que melancolia era tristeza! E não somos todos tristes por querermos alegria? E não estamos todos devotados a pequenos desejos? E não queremos tudo? E não viemos sempre nos doando de um nada? E não nos vamos enchendo os pulmões da Brisa? Da Brisa, para seguir vivendo?

Gostei muito disso daqui! "Flor de melancolia" como dizia CM. Você é um poeta! Abraços!