domingo, 4 de janeiro de 2009

E o mundo não acabou em 2000

Não sei se alguém se lembra, mas na minha época do primeiro grau, as meninas tinham um caderninho recheado das perguntas mais interessantes. Esse mesmo caderno passava de mão em mão, coletando informações aparentemente aleatórias, mas seu objetivo único era descobrir, ou pelo menos tentar, se o gatinho pelo qual a gatinha estava interessada também correspondia de alguma maneira. Em última instância, ajudava a conhecer melhor as rivais. Tenho pra mim, hoje, que elas me davam o bendito caderno pra preencher simplesmente pra disfarçar, pra mostrar que qualquer menino podia responder e assim mascarar a real intenção.

Auto-estima e ingenuidade à parte, eu me lembro muito bem das perguntas. Entre cores preferidas e outras peculiaridades, havia uma que encerrava toda minha expectativa de vida: "com quantos anos você quer se casar?". A resposta era a mesma em todos os cadernos: 18 anos. Não era um número escolhido ao acaso. Ele havia sido pacientemente estudado, baseado numa profecia apocalíptica.

Eu tinha entre 11 e 12 anos e não sei bem ao certo de onde alguém tirou que na Bíblia falava claramente que o mundo acabaria em 2000. Usavam ainda por cima uma frase com toda pinta de profecia: "A 2000 chegarás, mas de 2000 não passarás". Assim, desse jeito, em segunda pessoa e tudo, quem poderia duvidar da veracidade? Eu pelo menos não duvidava. Meu plano era de uma simplicidade brilhante. Eu me casaria aos 18, teria tempo pra aproveitar todo o sexo abençoado dentro do casamento que o bom Deus me permitiria. Sim, sexo. Nunca conheci alguém que quisesse ir pro céu virgem, mas deve existir; não era o meu caso. Enfim, eu teria 2 anos de diversão e ainda poderia até ter um filho. O bichinho, sendo inocente, iria pro céu na maior moleza. Se houvesse um prêmio nobel pra planejamento familiar, ele seria meu. Definitivamente.

Meus 18 anos chegaram sem casamento, sem sexo e, por dedução lógica, sem filho algum. Com meu plano dando todo errado, só restava orar e torcer pro ano 2000 passar batido. Na época, minha moral com Deus devia estar melhor do que agora, porque o mundo não acabou, como todo mundo sabe. Fico pensando em toda expectativa nutrida pelos meus 18 anos. Ele veio, passou e sumiu e mal deixou lembrança.

Me casei, virgem, aos 27 e agora, aos 28, fico planejando um filho lá pela altura dos 30. Escrevo esse post de Maceió, da casa dos meus sogros, uma cidade que conheci aos 22 e que nem sabia da existência aos 11. Ainda bem que o mundo não acabou em 2000. Eu estava no primeiro período da faculdade, dando graças a Deus por não estar casado e nem ter filhos. Quanto à virgindade...bem...valeu muito a pena esperar. Mas foi dureza. Literalmente.

10 comentários:

André von Held Soares disse...

Hahahahaha!
Que dizer?
Ouvi também muito alvoroço em torno do famoso "versículo".
Muito boa reflexão. Ainda bem que Deus não tem hora marcada pro final das nossas expectativas esquisitas e sem pé nem cabeça.
Beijos mil.

Elcio Teodoro disse...

Mto bom esse post... transparente!
Em agosto do ano 2000, me lembro que estava na 8ª série, eu tive uma prova de Matemática desmarcada pq corria uma notícia que ia ocorrer alguma coisa catastrófica (rsrsrs) é sério!!!! Me lembro como se fosse hoje! A professora fez o seguinte comentário: "Sei que alguns aqui, como o Elcio, não acreditam nessas coisas, mas vamos adiar a prova." (hahaha) meio acreditem se quiser!

Rosa disse...

Ainda bem que você esperou, seu safado.

Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil disse...

Adorei o texto! E ri um bocado me identificando com algumas coisas... Graças a Deus o ano não acabou totalmente no ano 2000. Mas ouvi dizer que "de 2000 passarás, mas a 3000 não chegarás". Nessa eu confio plenamente, afinal passamos de 2000 mas nenhum aqui chegará a 3000. Qto ao esperado sexo, vale a pena sim. Falo isso, claro, pq só faltam 4 meses... hehehe

Dri D disse...

Que bonitinho!!! Adorei!!!
(sei que esse comentário é sem noção, mas pra mim faz sentido). Pensando bem, pra quem mesmo a gente faz o comentário???

Rômulo Boechat disse...

hahahaha
Que figura!
Ai, ai, é mesmo "dureza" essa vida de solteiro... =)
(Para mim, faltam 10 meses!)
Abração, Renner!

Tiago disse...

Na parte do sexo, eu não gostei pq é crime fazer sexo, enfim, mas quanto a essa profecia, "A 2000 chegará, mas de 2000 não passará" o mundo não acabou no ano 2000. Entaum agora eu sou profeta e escrevi assim uma frase "2000 chegará, 3000 não passará" pq como eu sou profeta, as vezes tenho uma visão com o ano 3000, entaum eu acho que o mundo acabaria no ano 3000

3 cachorrinhas disse...

que eu saiba o ano 2000 só acaba em 2999!!não acham?!

Anônimo disse...

Mas pq diabos vc casou virgem ? naum dava pra "diversão" antes do casamento ? vc é da igreja ? haha

abraços